Pesquisar este blog

domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Hora do Planeta - 2011

Mais uma vez, o Brasil vai promover uma grandiosa Hora do Planeta, movimento da Rede WWF em que pessoas do mundo todo apagam as luzes durante sessenta minutos, promovendo a maior mobilização global contra o aquecimento do planeta. Este ano, o WWF-Brasil conduzirá a terceira edição nacional do evento em 26 de março, às 20h30min. A adesão da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) nesta terça-feira (22) é uma grande conquista para o movimento.  “Ela representa um ganho incrível pelo efeito multiplicador da iniciativa para os municípios. A ideia é colocar o Brasil em destaque nesse movimento mundial, com uma participação intensa e criativa”, comemorou Regina Cavini, superintendente de Marketing do WWF-Brasil. “É nos municípios que a vida da população acontece. É preciso aproveitar o poder de engajamento das prefeituras e dos prefeitos para mobilizar a população. Quando a gente faz a mobilização chegar aos municípios, isso reflete na mudança de comportamento da sociedade. Esperamos que pelo menos 10% dos municípios brasileiros participem oficialmente do movimento”, afirmou João Coser, prefeito de Vitória (ES) e presidente da FNP, durante assinatura do termo de adesão à Hora do Planeta. A FNP é suprapartidária e reúne cerca de 400 prefeitos de grandes e médias cidades, além de regiões metropolitanas, e tem entre suas afiliadas as 26 capitais e 110 cidades com mais de cem mil habitantes, ou cerca de 40% da população brasileira. Em 2010, brasileiros de 98 cidades, incluindo 20 capitais, apagaram as luzes e demonstraram sua preocupação com o aquecimento global. Ícones nacionais como o Cristo Redentor, a Ponte Estaiada, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas ficaram no escuro por sessenta minutos. E a mobilização para a Hora do Planeta 2011 já começou. O site www.horadoplaneta.org.br está no ar e é o canal onde cidadãos, empresas e demais organizações podem obter informações e deixar comentários. A campanha publicitária deste ano leva a assinatura da agência 141 SoHo Square, que desenvolveu peças para as mídias impressa, TV, rádio e internet. “A campanha tem uma linguagem simples, que pretende ecoar pra todas as esferas da sociedade”, explicou  Mauro Motorin, CEO da 141 Soho Square.

Plataforma 60+

A Hora do Planeta continua a ganhar força à medida que pessoas de  todo o mundo assumem a responsabilidade de mostrar que é possível enfrentar a ameaça do aquecimento global por meio de ações coletivas. Para que o ideal da Hora do Planeta alcance todos os dias do ano, o WWF-Brasil lança a “60+”, plataforma de mobilização para envolver pessoas em ações concretas que levem à mudança de hábitos cotidianos. Este ano, a campanha  “60+” terá como tema a reciclagem. A idéia é esclarecer e influenciar os brasileiros sobre a importância da separação e reciclagem do lixo, envolvendo governos, empresas e cidadãos.

Sobre a Hora do Planeta

A Hora do Planeta, conhecida também como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas. Desde sua primeira edição, em março de 2007, a Hora do Planeta não para de crescer. O que começou como um evento isolado em uma única cidade (Sidney, Austrália), tornou-se uma ação global, envolvendo centenas de milhões de pessoas em mais de 4.400 cidades de 128 países. Na sua primeira edição, 2 milhões de pessoas apagaram as luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas no mundo aderiram à ação. Em 2009, quando o WWF-Brasil realizou pela primeira vez a Hora do Planeta no Brasil, quase um  bilhão de pessoas no planeta desligaram suas luzes. Alguns dos mais conhecidos monumentos mundiais, como as pirâmides do Egito, a Torre Eiffel, a Acrópole de Atenas e até mesmo a cidade de Las Vegas ficaram no escuro durante sessenta minutos.
FONTE: http://www.wwf.org.br/?27642/Frente-Nacional-de-Prefeitos-participa-da-Hora-do-Planeta

Ano Internacional das Florestas – 2011

O Ano Internacional das Florestas – 2011 oferece uma oportunidade única de fomentar a consciência pública para os problemas que afetam grande parte das florestas do mundo e as pessoas que delas dependem. Já existem boas informações sobre experiências positivas e valiosas para promover uma gestão florestal sustentável. A celebração do Ano Internacional é um meio para se unir esforços, encoranjando, desta forma, a participação de todos os povos para o Setor Florestal.
FONTE: http://spvs.org.br/clubedaarvore/

Animais Vertebrados.

Durante a evolução dos animais surgiram características diferentes e modos de vida distintos, ocorrendo assim classificação para melhor indentifica-los e caracterizar suas estruturas. Podemos dizer que existem dois grandes grupos: Animais Vertebrados e Animais Invertabrados.
Os animais Vertebrados são os que possuem vértebras, ou seja, possuem um esqueleto interno articulado. Os animais vertebrados podem ser agrupados em 5 grandes grupos: Peixes, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos, sendo que todos estes cinco grupos, descendem de um ancestral em comum, que passou por várias modificações, adaptações, gerando as diferenttes características entre os vertebrados.

Petróleo

A idade de uma jazida de petróleo pode variar de 10 a 400 milhões de anos. Junto desse recurso mineral, encontram-se associados a água e o gás natural. Ao longo de milhares de anos, restos de animais e vegetais mortos depositaram-se no fundo de lagos e mares e, lentamente, foram cobertos por sedimentos (pó de calcário, areia etc). Mais tarde, esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares (calcário e arenito). As altas pressão e temperatura exercidas sobre essa matéria orgânica causaram reações químicas complexas, formando o petróleo.
O petróleo faz parte de diversos produtos do nosso dia-a-dia. Além dos combustíveis, ele também está presente em fertilizantes, plásticos, tintas, borracha, entre outros. Esse óleo de origem fóssil, que levou milhões de anos para ser formado nas rochas sedimentares, se tornou a principal fonte de energia do mundo moderno. Aqui no Brasil, a maior parte das reservas está nos campos marítimos, em lâminas d’água com profundidades maiores do que as dos demais países produtores. Encontrar petróleo exigiu da Petrobras conhecimento e tecnologia, além de ousadia e criatividade.


Os Derivados do Petróleo.
Nas refinarias, o óleo bruto passa por uma série de processos até a obtenção dos produtos derivados, como gasolina, diesel, lubrificantes, nafta, querosene de aviação. Outros produtos obtidos a partir do petróleo são os petroquímicos. Eles substituem uma grande quantidade de matérias-primas, como madeira, vidro, algodão, metais, celulose e até mesmo as de origem animal, como lã, couro e marfim.